Como surgiu a Black Friday? Perguntas e respostas sobre o evento

Black Friday 2021 acontece no próximo dia 26 de novembro, mas os consumidores já estão começando a pesquisar os produtos em promoção. Realizada anualmente na última sexta-feira do mês de novembro, a campanha promete descontos expressivos em eletrônicos, eletrodomésticos e em serviços, tanto em lojas físicas como virtuais. 

 

O que significa Black Friday?

Ao pé da letra, “Black Friday” significa “Sexta-feira Preta”, e o primeiro registro do termo data de 24 de setembro de 1869, quando dois investidores resolveram manipular o mercado de ouro na Bolsa de Nova York e aumentaram o preço do metal para tentar gerar mais lucro. Entretanto, o governo americano disponibilizou mais ouro no mercado e, seguindo a regra de oferta e procura, acabou criando o efeito contrário. Por conta da diminuição do preço do material, vários investidores ganharam prejuízo naquele ano.

Outra linha de pensamento diz que o termo foi registrado em 1951 para se referir ao grande número de pessoas que faltavam ao trabalho na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, comemorado na última quinta-feira de novembro. Esses trabalhadores alegavam estar doentes para “emendar” o feriado com o fim de semana e sair às compras, tornando a sexta-feira impraticável nas empresas.

No Brasil, a Black Friday ganhou força em 2010, inicialmente com promoções em lojas virtuais. Com o passar do tempo, as lojas físicas também adotaram a campanha, oferecendo descontos em variados produtos. Após o sucesso da ação entre os grandes lojistas, praticamente todos os estabelecimentos do país passaram a realizar alguma promoção na data, incluindo restaurantes, farmácias, lojas de roupa, entre tantos outros comércios.

 

Quando é a Black Friday 2021?

Tradicionalmente, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro, sempre um dia após o feriado americano de Ação de Graças. Em 2021, a Black Friday será realizada no dia 26 de novembro. Entretanto, para alcançar mais consumidores, diversos estabelecimentos antecipam ou estendem a realização da liquidação, oferecendo ofertas durante toda a semana da campanha — ação que ficou conhecida como “Black Week”.

Vale lembrar também que, aqueles que não conseguirem os produtos desejados, podem esperar pelas promoções da Cyber Monday, evento realizado na segunda-feira seguinte à Black Friday e também que oferece descontos em compras online.

 

Então fique ligado nas promoções que serão divulgadas e garanta a sua compra na New Sunset! Esperamos por você.

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.