Skip to content

0800 878 3150

DIA DOS NAMORADOS ATÉ 50% OFF 😍
Descubra a origem do Dia das Crianças e saiba mais sobre a história da data

Acompanhe a história do dia das crianças que é bastante curiosa. Vamos abordar, também, como os demais países celebram a passagem da data. E, ainda, alguns cuidados que os adultos devem tomar na hora de comprar presentes.

Há casos em que promover uma experiência diferente para uma criança compensa mais do que oferecer algo caro, mas que pra ela pode não significar muito. Esta ideia é tão verdadeira que tem se tornado comum. E, por isso, podemos afirmar que mais um tendência vem vindo por aí.

 

Linha do tempo sobre a origem do Dia das Crianças

1920 a 1924 - Há 100 anos um político nem imaginava a repercussão da sua iniciativa

Você saia que o dia das crianças foi criado no Brasil bem antes de começar a ser celebrado em muitos outros países do mundo? A idealização foi de um político brasileiro chamado Galdino do Valle Filho. Ele era deputado federal em 1920.

A data acabou sendo oficializada em 5 de novembro de 1924, época em que o mineiro Artur Bernardes sentava na cadeira de presidente do país.

1955 - Semana do Bebê Robusto foi ideia da Estrela

Mesmo com a data devidamente oficializada, não foi assim, de uma hora pra outra, que a população brasileira passou a vivenciar e comemorar o dias das crianças. Aproximadamente 3 décadas se passaram até que o 12 de outubro caísse nas graças das pessoas no Brasil.

Em 1955, a Estrela, marca então líder do mercado de brinquedos, lançou no mercado uma campanha publicitária que objetivava alavancar nacionalmente o comércio dos produtos. Com o apelo “Semana do Bebê Robusto”, a iniciativa usava o dia das crianças como mote principal. Naquele tempo, bebê gorducho era sinônimo de saúde e fofura. Bombou!

1959 - Não é de hoje que criança precisa mesmo é de proteção

Em 20 novembro de 1959, por meio da UNICEF e sua Declaração Universal dos Direitos da Criança, a data em comemoração ao dia das crianças passou a vigorar anualmente na maioria dos países do mundo.

1965 - Mais bebês brilhando no mundo da publicidade

O sucesso da ação promocional da Estrela foi tanto que, 10 anos anos depois, em 1965, a gigante americana Johnson & Johnson, criada em 1886, decidiu seguir a mesma linha da Semana do Bebê Robusto da Estrela. Começou, então, a campanha “Bebê Johnson 65”.

Certamente, independentemente da sua idade, você já deve escutado alguém se referir a um nenê lindo dizendo que ele parece um bebê Johnson. Só por isso, já dá pra imaginar o êxito da promoção.

A partir deste movimento, o dia das crianças se consolidou no Brasil. Principalmente no âmbito do comércio e consumo. Podemos até arriscar comentar que ficou mais famoso que a santa padroeiro do País.

Dia das Crianças pelo mundo

Mesmo se espalhando por inúmeros países a partir da Declaração Universal dos Direitos da Criança da UNICEF, o dia das crianças foi ganhando contornos locais a depender da história, tradições e culturas próprias de cada nação. Com isso, as datas, os significados e o jeito de comemorar se diferenciam do modo brasileiro.

Um exemplo de uma origem diferente

Em 1º de junho comemora-se o dia das crianças em Moçambique. Sabe a razão de ser nesta data? É que em 1943, as forças nazistas assassinaram sem dó, nem piedade centenas de crianças pequenas.

Ou seja, neste país sul-africano e também colonizado por Portugal, foi um momento de dor vivido na Segunda Guerra Mundial que inspirou maior divulgação do dia das crianças. Para que nunca mais aconteça o mesmo.

Meninos num dia, meninas no outro. Estranho? Mas não no Japão

No oriente, o Japão celebra o dia das crianças em datas diferentes por uma questão de gênero. Os meninos comemoram no dia 5 de maio e as meninas em 3 de março. Para marcar estes dias, são realizadas exposições de bonecos.

Tempo de qualidade é presente em país da Oceania

E na Nova Zelândia, ninguém ganha brinquedo no primeiro domingo de março. Lá, a celebração é bem interessante: a família se esforça para, nesta ocasião, dar total atenção aos pequenos.

Por exemplo, passando muito mais tempo com os pequenos numa amorosa convivência. No dia a dia deles, muitas vezes, isso não é possível. Os fins comerciais não estão em primeiro lugar.

 

O que levar em conta na hora de presentear no Dia das Crianças?

Se você puder, prefira os brinquedos educativos na hora de presentear a criançada. Tem coisa melhor que aprender brincando?

Com as crianças mais presentes em casa, quanto mais elas puderem ter chance de aprender algo, melhor! Neste sentido, não se esqueça dos livros. Eles abrem as portas para o mundo da imaginação.

Os jogos também são excelente opção em tempos de pandemia. O entretenimento é garantido. Fique de olho, especialmente neste caso, se não há peças muito pequenas e que podem ser perigosas na mão de crianças. Confira para qual faixa de idade determinado brinquedo é recomendado.

Quando for escolher brinquedos para uma criança repare se não fazem muito barulho. Além de não incomodar demais os adultos, você estará também ajudando os nenês ou as crianças pequenas a não terem problemas de audição.

Evite produtos com cheiro de de balas, chicletes ou outro alimento. Criança pode confundir as finalidades e acabar pondo-os na boca quando sujos e até engolir.

 

Aproveite nossas ofertas e garanta já a diversão da criançada. Temos várias opções para todas as idades! 

CONFIRA AGORA!


Ainda não há comentários!

Deixe um comentário

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

  • Frete Grátis*

    Oferecemos frete gratuito para compras acima de R$99

  • Site Seguro

    Navegação segura com SSL e certificada pelo Google Transparency Report

  • Pagamento Seguro

    Todas as nossas transações são criptografadas

  • Central de Atendimento

    Entre em contato conosco para qualquer reclamação, dúvida ou sugestão

Estamos finalizando o seu pedido...